quinta-feira, 20 de agosto de 2009

POP de qualidade: Caligrafia, o novo cd do Ludov


Ludov lança seu terceiro disco, o Caligrafia. Desde de 2007 - quando então lançaram o "Disco Paralelo" - que eles estavam sem lançar um cd. Mas sempre com projetos parciais como o tributo aos Mutantes intitulado "Tecnicolor". O Caligrafia é completamente vicioso, contém grandes hits já de cara, como "Reprise" e "Luta Livre".
Com letras dignas de pura simplicidade, mas sem rimas pobres, "Reprise" dá vontade de sair cantando. Além da boa surpresa que a letra causa, quando alarma que a vida corre, e que seus amores podem passar sem nem ao menos vc tentar ...
"Solte um pouco o freio,
deixe de receio.
Encare mais os fatos,
sirva ainda frio seu coração,
seu fogo não se espalha.
Excesso de razão é como opinião:
se não ajuda, atrapalha."
Com refrão desse tipo, não tem como não entrar na mente.

Escuta aeh. E tire suas conclusões:

http://www.youtube.com/watch?v=uw_Z6I0j2ls

"Luta Livre" é a eterna briga entre a emoção e a razão ... Abre o disco com uma energia massa. Narrativa clássica. E quem será que vence ao final da batalha?

"Contratei barato um novo número
Meu coração em luta com meu cérebro
até algum cansar
até algum parar"

"Vinte por cento" lembra "Dois a rodar", não o disco, mas a música mesmo. Com aquele velho "la la la la la..." tão peculiante da banda. Pra dançar. Pra ouvir dirigindo ou arrumando a sala.

"Terrotismo Suicida" é a faixa mais enérgica do álbum, tapa sem mão. Com bons rifs de guitarra.

"Não me poupe" é a música mais triste do ano. Fim de relacionamento a la Chico Buarque. Linda e melancólica, como todo fim de romance deve ser. Destaque para o arranjo dessa faixa. Simplesmente linda.

"Te levei até a porta
mas não quis esperar
Te empurrei uns trocados
nem desci as escadas
Até onde eu me lembro
era você quem chorava"

"Notre Voyage" é a faixa mais fofa, mais romântica do cd, além do charme da línga francesa, o arranjo simples passa a idéia da simplicidade da paixão.

"Je prends tes mains
mes yeux dans tes yeux disent tout
C'est vrai, le paradis c'est ça

tradução:

Eu pego em tuas mãos
Meus olhos nos teus olhos dizem tudo
É verdade, o paraíso é isso."

Enfim, a banda continua com sua sonoridade peculiar e qualidade pop quase nunca encontrada em algumas bandas pop do cenário atual.
Ficou curioso para ouvir o som? A banda disponibilizou todo o cd nesse site: http://www.mondo77.fm/index.php?dir=ludov

Viva a música brasileira.

2 comentários:

  1. jah te disse o q penso do album neah
    o melhor do ano
    as musicas muito gostosas, arranjos e ritmos sedutoramente casados,
    letras de atitude com A maiusculo...
    sem contar q eh ludov!
    xD

    gostei do espaço. a sua cara =P

    ResponderExcluir
  2. Falar que álbum é o melhor do ano é exagero.Afinal, temos grandes cantores e compositores que lançarão até dezembro novos cd.Maria Bethania, é um exemplo.

    E outra, particularmente, "Chiarusto" está bem melhor.Se bem que Pitty canta rock e estamos falando de pop aqui.E nessa categoria,talvez seja o melhor.

    A minha preferida do album é "Não me poupe".Há um quebra de eXpectativa.A gente começa a ouvir acha que o eu-lirico da "fudido" por causa de uma dor de cotovelo, so que nas ultimas estrofes fica claro que quem sofre é o outro.Muito sutil!!

    Em relação ao texto, está formidável.Estimulou a minha curiosidade e me fez baixar o cd.Agora não consigo parar de ouvir.

    ResponderExcluir